terça-feira, 13 de julho de 2010

PREPARAÇÃO PARA A CATEQUESE

PREPARAÇÃO

É o momento no qual o catequista vai sentar-se com seu parceiro de catequese e ver os sinais deixados pelas crianças na catequese anterior.
• Se estavam muito agitados. Porque estavam?”
• Como é a sua catequese?
• Ela alcança o coração das crianças?
• E se não alcança, é por quê?
• Você se deixa sentir o amor de Deus, e as crianças percebem isso?
Tudo precisa ser reavaliado para que a catequese seja o agente que dê sentido àquilo que lhes falta (carinho, atenção, “sentido e principalmente amor e limites”), levando em conta que quando uma criança vem para a catequese ela vem em busca de algo que normalmente ela não encontra em casa, e esse momento precisa ser único e especial.
Se levarmos em conta que esse é o momento em que as crianças estão com sua formação intelectual, moral e identitária em construção, podemos constatar que esse é o melhor momento para que a religião seja proposta a eles. Olhe bem “proposta” e não imposta como acontece na maioria das catequeses. E como conseqüência desse período de terrorismo o que sobra são pessoas frustradas com a religião e conseqüentemente com Deus.
Portanto, é durante a preparação, que normalmente deve acontecer entre dois e três dias antes da catequese, que deve haver um tempo de oração e reflexão do tema a ser trabalhado. Como alcançar as metas propostas na preparação e Preparar os materiais necessários para a catequese: torna-se imprescindível buscar novos métodos de aplicação do conteúdo, buscar mais dinâmicas, musicas ao gosto deles (obs. Ao gosto deles e não do seu gosto), e o mais importante a catequese é uma turma de CRIANÇAS e, por mais decididos e independentes que pareçam eles ainda são CRIANÇAS e não JOVENS OU PEQUENOS ADULTOS.
Para finalizar devo ressaltar que ao planejar seja sensível, doce e direcionando cada tema a determinado grupo e dessa forma você saberá que será uma excelente catequese.

AMBIENTAÇÃO

A ambientação é necessária para que seja criado um clima agradável para receber os catequizandos (seja numa escola, igreja ou em qualquer lugar). Esse momento deve ser de profunda reflexão, seja pondo um cartaz, acendendo uma vela, colocando livros ou qualquer outra coisa.
Chegue antes dos catequizados olhe o lugar onde será realizada a catequese e veja como pode transformar esse lugar num lugar agradável, gostoso e propicio para a oração.
Esse é o momento em que o catequista pode e deve ter uma profunda comunhão tanto para com Deus quanto para com seus catequizados, por se tratar do local onde eles irão receber os ensinamentos que irão acompanhá-los para o resto de suas vidas.
Reze e ao chegarem receba-os com um cumprimento gentil (ex.: bom dia Vanessa como passou a semana?. Foi bem?. Passeou muito?), você com certeza irá perceber que aquele dia será um grande dia tanto para você quanto para seus catequizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário